NOTÍCIAS

02-DEZ-2021

Biblioteca Municipal de Banabuiú é reinaugurada após 25 anos sem reformas

#Desenvolvimento POR WENDEL BRITO 02 DE DEZEMBRO DE 2021

Na manhã desta quinta-feira, 02, foi reinaugurada a Biblioteca Pública Municipal de Banabuiú Aureni Santiago Lopes Nobre. O equipamento foi totalmente repaginado e reequipado com investimentos do próprio município, orçados em mais de R$ 210.000,00. A nova unidade conta com acervo em mais de 6.500 exemplares de livros, espaço climatizado, área de convivência, sala de informática, videoteca, sala de estar, espaço lúdico infantil e espaços para estudos individuais e coletivos.

As bibliotecas públicas são extremamente relevantes para a formação educacional e cultural de um município, especialmente nos municípios pequenos como no caso de Banabuiú, onde a cultura é parte do processo de formação de nossa gente. As bibliotecas são parte integrantes da cultura, memória e identidade de uma sociedade desde sua origem na antiguidade clássica. Em Banabuiú, a Biblioteca Pública foi estabelecida a partir do projeto de lei nº 20 datado de 15 de abril de 1989.

Quando criada, a biblioteca iniciou com um acervo mínimo de cerca de 500 livros, e, desde então, através de compras e doações de livros, seu acervo vem crescendo e se atualizando a cada dia, contando hoje com uma média de 6.500 exemplares, dentre livros, revistas e periódicos. Atualmente a coordenação do equipamento detém de alguns projetos de estímulo a leitura, dentre eles o "Conte de lá que eu conto de cá", que trabalha a contação de histórias infantis, projeto Clube da leitura, Concursos de redação e de cordel, e o ciclo de palestras.

A Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio é a responsável pela administração, funcionamento e manutenção do equipamento. Durante fala, o secretário Pedro Henrique destacou, "Entregamos neste dia festivo mais um equipamento público para toda população. São mais de vinte e cinco anos de reforma, sem atenção e sem as devidas condições de trabalho para nossos servidores e de uso para nosso povo. Quero aqui agradecer a gestão municipal que prontamente atendeu nossos requerimentos e hoje realiza mais um grande feito aos nossos amigos munícipes. Quero dizer que a biblioteca é de todos e para todos, sintam-se em casa e façam deste espaço, sua segunda casa. "

Presente também na cerimônia de reinauguração, o vice-prefeito, Dr. Arimateia destacou a importância dos livros e do hábito da leitura "O que seríamos de nós sem os livros? A leitura estimula o conhecimento, que estimula a ciência e que transforma toda uma sociedade. Os livros não possuem informações inverídicas, eles são construídos com base sólida, na verdade e é por isso que hoje estamos aqui, para dizer a população que a leitura salva e que nós acreditamos nesse poder transformador. "

Emocionado e ao lado das crianças das escolas da rede municipal de ensino, o prefeito Edinho Nobre destacou a importância da biblioteca na formação cidadã e no acolhimento das reivindicações políticas e da comunidade "Além de proporcionar conhecimento, a biblioteca é um instrumento de cultura, de acesso a informação e de inclusão e com tantas evidências da importância deste espaço, nossa gestão não poderia deixar passar por despercebido. Acolhemos as reivindicações do nosso secretariado, do legislativo e principalmente do povo e entregamos hoje uma biblioteca repaginada e pronta para ser usada por todos os banabuienses. Vale ressaltar que toda obra interna e externa, assim como a aquisição de mobília, eletrônicos e demais itens foram investimentos do próprio município".

Este é mais um equipamento entregue aos banabuienses, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Edinho Nobre em oferecer melhores condições a população e construir uma cidade próspera, moderna e em constante crescimento.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#ConselhoTutelar Há 5 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 18 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 33 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 33 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 46 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito