Na manhã desta quinta-feira, 02, foi reinaugurada a Biblioteca Pública Municipal de Banabuiú Aureni Santiago Lopes Nobre. O equipamento foi totalmente repaginado e reequipado com investimentos do próprio município, orçados em mais de R$ 210.000,00. A nova unidade conta com acervo em mais de 6.500 exemplares de livros, espaço climatizado, área de convivência, sala de informática, videoteca, sala de estar, espaço lúdico infantil e espaços para estudos individuais e coletivos.
As bibliotecas públicas são extremamente relevantes para a formação educacional e cultural de um município, especialmente nos municípios pequenos como no caso de Banabuiú, onde a cultura é parte do processo de formação de nossa gente. As bibliotecas são parte integrantes da cultura, memória e identidade de uma sociedade desde sua origem na antiguidade clássica. Em Banabuiú, a Biblioteca Pública foi estabelecida a partir do projeto de lei nº 20 datado de 15 de abril de 1989.
Quando criada, a biblioteca iniciou com um acervo mínimo de cerca de 500 livros, e, desde então, através de compras e doações de livros, seu acervo vem crescendo e se atualizando a cada dia, contando hoje com uma média de 6.500 exemplares, dentre livros, revistas e periódicos. Atualmente a coordenação do equipamento detém de alguns projetos de estímulo a leitura, dentre eles o "Conte de lá que eu conto de cá", que trabalha a contação de histórias infantis, projeto Clube da leitura, Concursos de redação e de cordel, e o ciclo de palestras.
A Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio é a responsável pela administração, funcionamento e manutenção do equipamento. Durante fala, o secretário Pedro Henrique destacou, "Entregamos neste dia festivo mais um equipamento público para toda população. São mais de vinte e cinco anos de reforma, sem atenção e sem as devidas condições de trabalho para nossos servidores e de uso para nosso povo. Quero aqui agradecer a gestão municipal que prontamente atendeu nossos requerimentos e hoje realiza mais um grande feito aos nossos amigos munícipes. Quero dizer que a biblioteca é de todos e para todos, sintam-se em casa e façam deste espaço, sua segunda casa. "
Presente também na cerimônia de reinauguração, o vice-prefeito, Dr. Arimateia destacou a importância dos livros e do hábito da leitura "O que seríamos de nós sem os livros? A leitura estimula o conhecimento, que estimula a ciência e que transforma toda uma sociedade. Os livros não possuem informações inverídicas, eles são construídos com base sólida, na verdade e é por isso que hoje estamos aqui, para dizer a população que a leitura salva e que nós acreditamos nesse poder transformador. "
Emocionado e ao lado das crianças das escolas da rede municipal de ensino, o prefeito Edinho Nobre destacou a importância da biblioteca na formação cidadã e no acolhimento das reivindicações políticas e da comunidade "Além de proporcionar conhecimento, a biblioteca é um instrumento de cultura, de acesso a informação e de inclusão e com tantas evidências da importância deste espaço, nossa gestão não poderia deixar passar por despercebido. Acolhemos as reivindicações do nosso secretariado, do legislativo e principalmente do povo e entregamos hoje uma biblioteca repaginada e pronta para ser usada por todos os banabuienses. Vale ressaltar que toda obra interna e externa, assim como a aquisição de mobília, eletrônicos e demais itens foram investimentos do próprio município".
Este é mais um equipamento entregue aos banabuienses, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Edinho Nobre em oferecer melhores condições a população e construir uma cidade próspera, moderna e em constante crescimento.