NOTÍCIAS

20-NOV-2021

Prefeito Edinho Nobre homologa Progressão por Elevação de Nível Acadêmico a 39 profissionais da educação de Banabuiú

#Educação POR WENDEL BRITO 20 DE NOVEMBRO DE 2021

Na noite da última sexta-feira, 19, o prefeito Edinho Nobre, a Secretária de Educação, Imaculada Silveira, autoridades políticas, comunitárias, profissionais da educação e toda a sociedade banabuiense, estiveram reunidos no Ginásio Poliesportivo João Claudino, para celebrar a conquista de 39 professores e de toda a classe educacional do município de Banabuiú: a Progressão por Elevação de Nível Profissional. Esta é uma ação que há mais de 15 anos fez parte da luta de 41 profissionais e que agora é comemorada como mais uma realização da categoria e como um feito da gestão crescendo e desenvolvendo.

Durante discurso, o prefeito Edinho Nobre destacou "O Governo Municipal de Banabuiú faz, porque acredita que a valorização destes profissionais é parte fundamental no desenvolvimento, na carreira do servidor e no desenvolvimento da nossa cidade. O sonho hoje conquistado pela classe dos profissionais da educação é mais uma reafirmação do compromisso desta gestão com a causa pública e um avanço para a educação banabuiense. Valorizar nossos professores com condições de trabalho e salários dignos é valorizar o futuro que bate em nossa porta. "

A professora Carmem Lúcia, uma das agraciadas com a progressão de nível, oportunizou em sua fala toda gratidão com que a gestão de Edinho e Arimatea fez para que esta luta tivesse um final feliz. "A gestão de Edinho e Dr. Arimatea, fizeram a mudança acontecer, no sentido mais bonito e mais significativo da palavra. Não é só um coração que se alegra, são vários, pois 39 professores estão sendo contemplados, mas somado a esses corações tem muito mais, tem os familiares, amigos que também sofreram com a gente. Então a quantidade de pessoas que se alegram essa noite é incalculável. E como bem se diz, a gratidão é a memória do coração. Sem dúvidas, essa gestão estará para sempre em nossos corações, e nos corações de muitas, muitas pessoas. "

Através do incansável trabalho da Secretaria Municipal de Educação, a profissionalização e valorização destes servidores é fruto de um trabalho pensado e articulado por muitas mãos que, inclusive, perpassam outros eixos e secretarias, como de fato deve ocorrer em trabalhos síncronos, mútuos e multissetoriais. Em discurso, a Secretária de Educação, Imaculada Silveira expressou todo seu contentamento em ver o sonho destes profissionais sendo realizado: "São 15 anos de uma busca pela concretização desse direito, uma luta histórica que começou a ser atendida logo que assumimos. Quando implementamos a Lei da Ampliação em 2018, sabíamos da importância desse grande feito. O nosso empenho e compromisso para chegarmos a esta conquista contou com o apoio de muitos membros da sociedade, em especial, do nosso prefeito Edinho, que abraçou a causa dos professores e atendeu prontamente a nossa solicitação, por isso hoje a educação está em festa. "

Não é novidade que nos últimos anos, o Governo Municipal de Banabuiú vem implementando políticas voltadas à melhoria das condições de ensino e de trabalho, através da Secretaria Municipal de Educação, que tão bem defende os ideais e as reivindicações da categoria. O diálogo, a transparência, a gestão fiscal e a empatia permitiram que a categoria e toda sociedade pudesse comemorar esta vitória.

- Um relato da Luta da Elevação de Nível do Professores de Banabuiú, pela Profa. Carmem Lúcia

Em 2006 fizemos o concurso público. Na época o concurso foi para dois grupos de professores: PEB I, para aqueles que ainda não eram graduados e PEB II, para os que que já eram graduados. Tudo bem, sabíamos que ser graduados era uma questão de tempo, pois já estávamos fazendo faculdade. A maioria morava na zona rural. Muitas das aulas eram a noite, alguns atravessavam o Rio Banabuiú, meia noite, pois depois da aula voltamos para a nossa residência, já que no dia seguinte íamos trabalhar. Sabíamos que ao terminar a graduação era só fazer o requerimento e já receberíamos a diferença salarial. Tudo certo, concluímos essa etapa, graduados!

Em 2009 fizemos o requerimento e aguardamos o fim do mês, ansiosos, eufóricos, finalmente íamos começar a colher os frutos que sempre vem para os que se esforçam, se dedicam e buscam melhorias. Para a frustação de todos, nada de aumento. Solicitamos uma reunião com a secretária para sabermos o motivo pelo qual não tínhamos recebido o aumento, pois de acordo com o nível deveríamos ter recebido. Na ocasião ela disse que de acordo com o concurso feito, com a divisão PEB I e PEB II, não tínhamos direito.

Falamos com os representantes do Sindicato dos Professores que marcaram uma audiência na Justiça do Trabalho de Limoeiro do Norte, na época essas questões eram resolvidas lá. Fomos atrás de nossos direitos, pois era injusto, tanto esforço e agora não sermos valorizados. Ficamos aguardando um resultado que não vinha. Praticamente um ano depois veio a notícia de que a pessoa responsável de julgar a ação disse que ambas as partes tinham, de acordo com o documento, brechas que os favoreciam e que procurasse outra estância para resolver a causa.

Lembro da tristeza que nos deu ao ficarmos sabendo dessa notícia. Sempre que alguém questionava junto aos gestores da época, o que se tinha de resposta era NÃO. De tanto ouvir NÃO as pessoas já nem insistiam mais. Só nos restava a esperança de que um dia, aquela gestão sairia, e o gestor que entrasse acenderia em nossos corações a chama da esperança novamente, um gestor que valorizasse os professores, que fosse um incentivador do profissional da educação.

Edinho Nobre e Dr. Arimatea ganharam as eleições e em nós a esperança de volta. A gestão de Edinho, tendo como secretária, Imaculada Silveira, fizeram a mudança e o sonho acontecer. Procuramos e apresentamos a eles a nossa luta e o nosso sonho de termos o nosso grau reconhecido e o direito de recebermos nosso salário conforme nossa formação. Prontamente os gestores nos ouviram e se comprometeram a lutar juntamente com a gente, com muita reponsabilidade social e fiscal. No dia 15 de outubro deste ano (2021), dia em que celebramos o dia do professor, fomos surpreendidos com a notícia que mais aguardávamos: a elevação de nível foi atendida. Após 15 anos de luta, conseguimos!

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Governo do Ceará divulga novo lote de beneficiários do Vale Gás Social para Banabuiú

A Prefeitura de Banabuiú informa que a entrega dos tickets será iniciada na próxima quinta-feira, 21 de novembro, no Complexo da Assistência Social (antiga Escola Raul Urquidi).

#Cultura Há 172 dia(s)

Edital Banartes aberto: O Grande Encontro da Arte, Cultura e Tradição no Ceará

A Banartes é uma excelente oportunidade para artistas de todas as regiões mostrarem seu trabalho e interagirem com o público em um ambiente de valorização cultural e artística.

#Emprego Há 177 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Publica Edital de Posse N° 016/2024

Todos os aprovados devem comparecer no horário e local especificados para a formalização da posse em seus respectivos cargos efetivos.

#Emprego Há 182 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados no concurso público através do Edital de Convocação N° 024/2024

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, divulga o 24º Aditivo ao Edital de Convocação Nº 001 [...]

#Educação Há 198 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre processo seletivo para monitores municipais na área da educação

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do município e poderão ser convocados para atuar nas unidades escolares de acordo com as necessidades da SME.

#Educação Há 199 dia(s)

Processo seletivo aberto para monitores municipais na área da educação

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do município e poderão ser convocados para atuar nas unidades escolares de acordo com as necessidades da SME.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito