A saúde de um município é prioridade na gestão pública de toda cidade e Banabuiú vem tratando este tema com muita seriedade e responsabilidade. Na última segunda-feira (13), através de suas redes sociais, o Governo Municipal de Banabuiú anunciou a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte 1 no distrito de Pedras Branca, localizada a 25 km da sede do município.
Segundo o Governo Municipal de Banabuiú, desde o final do ano de 2021, a Secretaria de Saúde do município iniciou a realização de estudos de viabilidade de construção de uma UBS Porte 1 no distrito de Pedras Branca a partir da demanda da região. A construção desta unidade visa atender, também, as localidades de Jurema Nova, Jurema Velha, Quiniporó, Lagoa da Caiçara, Bom Princípio e Palestina que reúne, atualmente, a população de 1.838 pessoas.
Para a conquista, junto ao Governo Federal, dos recursos necessários para a sua construção, uma proposta foi cadastrada no Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) do Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de abril, em que, no dia 11 de maio, foi dado um parecer favorável pelo Ministério da Saúde.
Após o parecer, em publicação do Diário Oficial da União, através da portaria Nº 1.181, de 27 de maio de 2022, o Ministério da Saúde destinou recursos, equivalente a R$953.000,00, através do Financiamento Fundo a Fundo para Execução de Obras, para cinco municípios, dentre eles Banabuiú.
Seguindo o cronograma e o planejamento do projeto, na última quarta-feira (8), o Secretário de Saúde, Weyber Nobre, e o Secretário de Planejamento e Gestão Pública, Marcílio Coelho, seguiram para o distrito de modo a iniciar a negociação do terreno em que será construída a nova Unidade Básica de Saúde.
Os resultados vêm mostrando o compromisso do Prefeito Edinho Nobre com a saúde dos banabuienses e as ações desenvolvidas mostram o alto investimento que vem sendo realizado, desde a compra de equipamentos, como a aquisição de eletrocardiogramas para todas as Unidades Básicas de Saúde e a informatização das unidades que garantem mais recursos e altas notas em indicadores de qualidade.