NOTÍCIAS

15-SET-2023

Recomendação do MPCE sobre Vedação de Apoio Político e Religioso a Candidatos ao Conselho Tutelar de Banabuiú

Medida visa garantir a lisura do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares para o Mandato 2024/2028

#ConselhoTutelar POR RAFAEL FERNANDES 15 DE SETEMBRO DE 2023

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) emitiu uma recomendação que proíbe expressamente o apoio político-partidário e/ou de lideranças religiosas a candidatos durante o curso do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares de Banabuiú, que definirá os representantes para o mandato 2024/2028.

A medida tem como objetivo assegurar a transparência, a equidade e a imparcialidade do processo de seleção dos futuros conselheiros tutelares, que têm a importante responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município.

De acordo com a recomendação do MPCE, qualquer forma de apoio político-partidário, bem como manifestações de suporte por parte de lideranças religiosas, está estritamente vedada no contexto da campanha para a escolha dos conselheiros tutelares. Essa restrição visa evitar que questões políticas ou religiosas interfiram na seleção dos candidatos mais qualificados para desempenhar esse relevante papel na proteção dos direitos infantojuvenis.

O Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares de Banabuiú é um momento crucial para a comunidade local, pois determina quem atuará na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes nos próximos quatro anos. Portanto, a recomendação do MPCE busca garantir que a seleção seja conduzida de maneira justa, livre de influências externas que possam comprometer o processo.

A Prefeitura de Banabuiú, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), está empenhada em seguir as diretrizes estabelecidas pelo Ministério Público, assegurando um processo seletivo transparente e democrático. É fundamental que todos os candidatos e eleitores estejam cientes das regras estabelecidas e cumpram rigorosamente a recomendação do MPCE.

O município de Banabuiú reforça seu compromisso em promover e proteger os direitos das crianças e adolescentes, e a observância rigorosa dessa recomendação contribuirá significativamente para alcançar esse objetivo.

Para mais informações sobre o Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares de Banabuiú, os interessados podem entrar em contato com o CMDCA ou acompanhar as atualizações no site oficial da Prefeitura.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#ConselhoTutelar Há 5 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 18 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 33 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 33 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 46 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito