NOTÍCIAS

07-JAN-2022

Lançado o Programa Hora de Arar 2022 em Banabuiú

#Agricultura POR WENDEL BRITO 07 DE JANEIRO DE 2022

Com a previsão da chegada da estação chuvosa no Ceará, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, lançou na última sexta-feira, 07 de janeiro, o maior programa municipal de fomento a agricultura familiar do interior do Ceará: o Hora de Arar 2022. Durante evento de lançamento que reuniu os secretários de Agricultura e Planejamento e demais secretários da gestão crescendo e desenvolvendo, vereadores, produtores rurais, lideranças comunitárias e tratoristas, o gestor municipal anunciou o início das ações no município.

O Programa Hora de Arar vem, ao longo dos anos se aperfeiçoado cada vez mais. Para que todo o trabalho do ano de 2022 pudesse ser executado com maestria, foi necessário criar um plano de cadastramento executado nos meses de novembro e dezembro de 2021. Todo o trabalho foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Banabuiú que visitou todo o perímetro rural da cidade. Cada produtor cadastrado no programa tem direito a duas horas de trator para arar suas terras e preparar o cultivo das mais diversas variedades de grãos e legumes da época.

Por ser de iniciativa municipal, o Hora de Arar utiliza recursos próprios para a realização das atividades. Segundo o Secretário de Agricultura, Glauco Brito, nesta edição do programa, mais de 1.700 famílias de setenta comunidades rurais do município estão habilitadas ao benefício, superando a marca de 1.500 famílias em 2021. Neste ano de 2022 estima-se um investimento médio de meio milhão de reais, oriundos do cofre municipal. Esta edição contará com 08 técnicos agrícolas com suporte logístico de 08 novas motocicletas 0km, adquiridas recentemente pela gestão municipal, dois agrônomos, um médico veterinário, além de vinte e cinco fiscais de campo que estão divididos em todas as regiões beneficiadas.

Nesta sexta edição, o Governo Municipal disponibilizará vinte e cinco tratores que, juntos, somarão mais de três mil e quinhentas horas de trabalho no campo. Para o Prefeito Edinho Nobre, "o mais importante é ver o homem do campo crescendo. Se o sertão está bem, a cidade cresce; o sertão só tem vida quando há fartura no campo e o Hora de Arar é um programa produtivo e eficiente que dá ao pequeno produtor, condições de produzir e gerar fartura na mesa e no campo", ressaltou.

Para além da aração das terras, o Hora de Arar ao longo do ano trabalha com práticas de aperfeiçoamento, que visa dar maior produtividade e resultado no campo e na mesa do pequeno agricultor. Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, é possível auxiliar os pequenos produtores com assistência técnica especializada e na elaboração de projetos para requerimento de financiamento, junto a rede bancária.

Durante o evento de lançamento do programa, o prefeito Edinho Nobre, anunciou concomitantemente o lançamento do Programa Hora de Plantar, programa financiado pelo Governo do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA, assistido e executado pela EMATERCE juntamente com as secretarias municipais de agricultura. Em 2021, o programa, através da Lei Ordinária nº 17.534, passou a ser uma Política Pública de Estado, destinada ao fomento à produção rural, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para a agricultora familiar.

O Programa Hora de Plantar objetiva fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético e propiciando o aumento da produção e da produtividade das culturas e melhorando o nível de renda dos beneficiados. Para 2022, o programa irá beneficiar os produtores cearenses com manivas sementes, essências florestais nativas, cajueiro anão precoce, mudas frutíferas, raquetes de palma forrageira e sementes de grãos diversos como milho híbrido, feijão caupi e sorgo forrageiro.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 15 dia(s)

Edital Banartes aberto: O Grande Encontro da Arte, Cultura e Tradição no Ceará

A Banartes é uma excelente oportunidade para artistas de todas as regiões mostrarem seu trabalho e interagirem com o público em um ambiente de valorização cultural e artística.

#Emprego Há 20 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Publica Edital de Posse N° 016/2024

Todos os aprovados devem comparecer no horário e local especificados para a formalização da posse em seus respectivos cargos efetivos.

#Emprego Há 25 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados no concurso público através do Edital de Convocação N° 024/2024

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, divulga o 24º Aditivo ao Edital de Convocação Nº 001 [...]

#Saúde Há 33 dia(s)

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE VINCULADO À ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Secretaria da Saúde de Banabuiú, no uso de suas atribuições, torna público, por meio d [...]

#Educação Há 41 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre processo seletivo para monitores municipais na área da educação

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do município e poderão ser convocados para atuar nas unidades escolares de acordo com as necessidades da SME.

#Educação Há 42 dia(s)

Processo seletivo aberto para monitores municipais na área da educação

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do município e poderão ser convocados para atuar nas unidades escolares de acordo com as necessidades da SME.

#Educação Há 42 dia(s)

Governo Municipal de Banabuiú fortalece educação com formação do PAIC Integral

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nos último [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito