https://fonts.googleapis.com/css?family=Calistoga&display=swap
 
NOTÍCIAS

11-SET-2021

Projeto Peixamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, entrega a Banabuiú 60 mil alevinos

30 mil tilápias foram soltas no Açude Arrojado Lisboa e as outras 30 mil foram distribuídas em reservatórios da zona rural do município.

#PESCA POR WENDEL BRITO 11 DE SETEMBRO DE 2021

O Projeto Peixamento de Reservatórios Públicos 2021/2022 da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA, realizou na manhã deste sábado, 11 de setembro, a entrega de 60 mil alevinos no município de Banabuiú. 30 mil tilápias foram soltas no Açude Arrojado Lisboa e as outras 30 mil, foram distribuídas em reservatórios da zona rural do município.

Executado anualmente pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar da SDA, a meta para este ano de 2021 é a distribuição de 5 milhões de alevinos em 850 reservatórios públicos de todo o Estado. A ação beneficiará mais de 10 mil pescadores artesanais continentais e cerca 51 mil famílias que vivem nas proximidades dos maiores reservatórios públicos.

Através do projeto, a SDA aproveita águas represadas em açudes, para aumentar a produção pesqueira extrativista, bem como à reposição dos estoques pesqueiros dos reservatórios públicos cearenses, gerando alimento de alto valor nutritivo, além de possibilitar a geração de renda e oportunidades de trabalho, para todos que dependem da atividade pesqueira.

Durante entrega dos alevinos o Secretário Estadual da SDA, De Assis Diniz, destacou "O Peixamento tem como principal objetivo o aproveitamento das águas represadas pelas barragens para produção de alimento. Além disso, estimula a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, gerando ocupação e renda, para si e para as suas famílias. Devemos produzir neste ano de 2021, 1.225 toneladas de peixe, oriundos da pesca extrativista, gerando uma renda estimada de R$ 6.125.000 para o Estado do Ceará".

Do total de espécies a serem distribuídas em todo o Ceará, quatro milhões serão alevinos de Tilápia e um milhão de outras espécies, dentre carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes do Estado. São aptos para receberem o projeto os reservatórios estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira.

Emocionado, o Secretário Executivo de Pesca, Thiago Sá Ponte, relatou da sua alegria em voltar a sua terra natal para trazer mais esperança para os pescadores locais "Para mim é uma alegria muito grande está aqui em Banabuiú fazendo o peixamento. Fico até emocionado quando recordo que meu avô veio para cá, para a construção deste açude, que hoje ajuda na manutenção e subsistência de tantas famílias que tem como renda, a pesca. Banabuiú é um município que vem se desenvolvendo, que tem gente nova na política e que acredito muito que ainda irão fazer ainda mais por esse povo "

O Prefeito Edinho Nobre, destacou a parceria e cordialidade do Governo do Ceará, em trazer mais benefícios para os banabuienses "A ação conjunta entre estado e município se consolida a cada dia mais. São de parceiros como a SDA que Banabuiú precisa. Parceiros no mais amplo sentido da palavra, que lembra da gente, que promete e faz acontecer, sem esperar nada em troca. Nosso principal reservatório de água hoje, recebe 30 mil alevinos em estado inicial de vida, a outra metade será destinada a açudes menores da zona rural para que haja democratização e oportunidade para todos. É dia de celebrar juntamente com a comunidade e a colônia de pescadores este grande feito do estado em nosso Banabuiú. Todos saem ganhando, mas quem sai melhor ainda, são os nossos pescadores que terão, muito em breve, a oportunidade de terem um pescado de qualidade e torná-lo seu meio de subsistência. "

Para o Secretário Municipal de Pesca, Beto Pordeus, a chegada dos alevinos vem contribuir cada vez mais com as ações de iniciativas do próprio município. Ele ressalta que hoje consta na base cadastral da secretaria municipal, mais de mil pescadores regulares, que recebem apoio para a produção e extração do pescado, lembrou também que recentemente foram doadas 36 canoas e há uma expectativa para que no próximo dia 15 de setembro, outros 20 pescadores sejam contemplados com as embarcações. No primeiro semestre de 2021, a SDA e a Secretaria de Pesca do município, beneficiaram 400 pescadores, com kits para atividade pesqueira. Outro grande instrumento municipal de apoio aos pescadores é a fábrica de gelo, que semanalmente abastece as comunidades beira-rio com gelo em escama, para conservação do peixe fresco.

Estiveram presentes na entrega dos alevinos, o Vice-prefeito de Banabuiú, Dr. Arimatea, o Secretário Municipal de Pesca, Beto Pordeus, o assessor do Dep. Mauro Filho, Sr. Teobaldo Muniz, os secretários, Marcílio Coelho, Pedro Henrique, Cleide Nobre, Gerlânia Lemos, Glauco Brito, os vereadores, Daniel Bandeira, Vilene Nobre, Mazinha Silveira e Emerson Parente, o diretor geral do SAAE de Banabuiú, Romário Lima, do presidente da colônia Z-14, Sr. Genival Maia, além de pescadores locais.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 6 dia(s)

Secretaria da Assistência Social de Banabuiú realiza evento teste de encerramento alusivo ao Dia das Crianças

“O fantástico mundo das crianças”, reuniu centenas de crianças assistidas pelos Programas e Projetos Assistenciais como Criança Feliz, além de todo o público infantil do município

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeito Edinho Nobre concede evolução por nível acadêmico de 40 profissionais da educação de Banabuiú

A evolução acadêmica é baseada quando o professor obtém um título e tem a possibilidade de aumento salarial condizente com sua categoria.

#Gestão Há 8 dia(s)

Prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, está entre os melhores prefeitos do Ceará

Nesta quinta-feira, 14 de outubro, a empresa Publicidade, Promoção e E [...]

#CONCURSO Há 16 dia(s)

CONCUSO: RECOMENDAÇÃO n° 001/2021/4ª PmJQXD

Tornamos público a seguinte recomendação logo abaixo:

#Concurso Há 17 dia(s)

Banabuiú dá posse a mais 18 novos profissionais concursados

A solenidade aconteceu nas dependências do Complexo Administrativo e contou com a presença do prefeito Edinho Nobre.

#Desenvolvimento Há 21 dia(s)

Prefeito Edinho Nobre, entrega 11 novos veículos e reforça a frota da Administração Municipal de Banabuiú

Foram entregues 10 carros populares e 01 ambulância, que foram destinados aos serviços de diversas secretarias, com recursos exclusivamete municipais.

#AssistênciaSocial Há 22 dia(s)

CRAS Vale das Borboletas comemora 3 anos de fundação

Na noite desta quarta-feira, 29, o prefeito Edinho Nobre, a Secretár [...]

#CONCURSO Há 23 dia(s)

EDITAL DE POSSE Nº 008/2021

Tornamos público o seguinte edital logo abaixo:

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito