A entrega dos kits ocorreu na Colônia de Pescadores de Banabuiú, obedecendo todas as normas de segurança contra a Covid-19.
Na manhã destaterça-feira (13), a Coordenadoria de Pesca e Aquicultura do Ceará entrega de 240 kits de pesca para pescadores banabuienses. A entrega dos kits ocorreu na Colônia de Pescadores de Banabuiú, obedecendo todas as normas de segurança contra a Covid-19. Cada kit contempla panagem para confecção, ou reparo degalão, flutuadores, chumbo, linha nylon n°1.00 mm, uma carreta de linha nylonn° 0.20 mm, além de materiais para reparos de redes de pesca. Vale ressaltar que o município de Banabuiú, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura, estará também fazendo a sua contribuição para o fomento da pesca local, com adistribuição de mais 130 kits como complemento da doação do Estado.
O Secretário Executivo de Pesca do Estado do Ceará, Thiago Cajazeiras, esteve presente na solenidade de entrega dos kits aos pescadores e ressaltou: "O kit que entregamos hoje vem para ajudar os pescadores artesanais paraque possa contribuir no melhoramento dos trabalhos de pesca. A nossaperspectiva é que no próximo ano possamos melhorar ainda mais esses apetrechos, aumentando ainda mais o número de pescadores atendidos em nossos programas, já que é uma classe de trabalhadores que até então era esquecida. Estamos fortalecendo este trabalho na perspectiva de que esses incentivos se tornem leis para que seja dada continuidade, independente de situação política. Como Secretário Executivo da Secretaria da Pesca do Ceará, fico feliz em voltar à minha terra Banabuiú e poder contribuir com esses pescadores que desde muito tempo a gente os conhece e sabe do empenho de cada um ".
O Presidente da Colônia Z-14, Sr. Genival Maia, entusiasmado com o recebimento domaterial, deixou também a sua mensagem "A nossa maior felicidade é quando chega uma ajuda dessa. Somos pobres e graças ao trabalho da Secretaria de Pesca, pude ser contemplado, ajudando não somente a mim, mas a todos os pescadores da colônia, eu só tenho que agradecer. "
O Secretário Municipal de Pesca de Banabuiú, Beto Pordeus, ressalvou durante o encontro: "O trabalho público é feito em parceria e de muito diálogo e, é assim que vem sendo realizado o nosso trabalho em parceria do Governo do Ceará. O Governo Municipal de Banabuiú também irá fazer a sua parte. Através da Secretariade Pesca e Aquicultura estamos complementando os kits que nos foram doados pelo governo estadual. Ao todo serão mais de 180 unidades que, somadas, passam de 400 kits. A ideia do kit é essencial, é a nossa contribuição para ajudar o pescador, para auxiliar no desenvolvimento das suas atividades. "
BetoPordeus aproveitou o momento para anunciar que a pasta realizou a licitação de 100 canoas, efetivando para este primeiro momento, a compra das 30 primeiras unidades. O secretário foi enfático em dizer que até o fim do quadriênio serão distribuídas 200 unidades de canoas, para dar suporte e apoio aos pescadores locais. Atualmente a Secretaria de Pesca de Banabuiú vem desenvolvendo um excelente trabalho para garantir, de forma efetiva, que a produção do pescado em águas banabuienses mantenha-se constante. A fábrica de gelo, que garante a conservação e armazenamento dos peixes atua de forma ininterrupta, propiciando e garantindo um produto final de altíssima qualidade e em perfeitas condições de consumo. Neste momento, há um estudo de viabilidade que permitirá identificar a possibilidade da construção de uma nova fábrica de gelo ou a modernização da unidade que hoje abastece o município. Ações como suporte no deslocamento de pescadores para regiões ribeirinhas com potencialidades pesqueiras é mais um trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão da secretaria.
Também estiveram presentes na solenidade de entrega, a Secretária de Gabinete, Gerlânia Lemos, executivos do Instituto Agropolos, servidores técnico administrativos da Secretaria de Pesca e pescadores locais.