https://fonts.googleapis.com/css?family=Calistoga&display=swap
 
NOTÍCIAS

09-SET-2021

CAPS de Banabuiú realiza ações voltadas para o Setembro Amarelo, mês alusivo em valorização a vida.

A programação, conta com blitz do afeto (informativa), acolhimento e atendimento de pacientes e pessoas com necessidades de apoio a saúde mental.

#CAPS BANABUIÚ POR WENDEL BRITO 09 DE SETEMBRO DE 2021

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

Mas como buscar ajuda se muitas vezes a pessoa sequer sabe que pode receber apoio e que o que ela sente naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada? Todos podemos fazer esta pergunta: tem algo que eu posso fazer para te ajudar?

Podemos ficar atentos ao Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como "preferia estar morto" ou "quero desaparecer" podem indicar necessidade de ajuda.

A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

Em Banabuiú, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, realizarão iniciativas em alusão a data. A programação, conta com blitz do afeto (informativa), acolhimento e atendimento de pacientes e pessoas com necessidades de apoio a saúde mental.

PROGRAMAÇÃO

- 10/09 (16h30) - Blitz do Afeto (Praça 25 de janeiro)

- 14/09 (8h) - Acolhimento de pacientes com música ao vivo (CAPS Banabuiú)

- 30/09 (8h) - Atendimento livre com profissionais psicólogos (CAPS Banabuiú)

Com informações do CVV - Centro de Valorização da Vida (www.setembroamarelo.org.br)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#CONCURSO Há 16 dia(s)

CONCUSO: RECOMENDAÇÃO n° 001/2021/4ª PmJQXD

Tornamos público a seguinte recomendação logo abaixo:

#Concurso Há 17 dia(s)

Banabuiú dá posse a mais 18 novos profissionais concursados

A solenidade aconteceu nas dependências do Complexo Administrativo e contou com a presença do prefeito Edinho Nobre.

#Desenvolvimento Há 21 dia(s)

Prefeito Edinho Nobre, entrega 11 novos veículos e reforça a frota da Administração Municipal de Banabuiú

Foram entregues 10 carros populares e 01 ambulância, que foram destinados aos serviços de diversas secretarias, com recursos exclusivamete municipais.

#AssistênciaSocial Há 22 dia(s)

CRAS Vale das Borboletas comemora 3 anos de fundação

Na noite desta quarta-feira, 29, o prefeito Edinho Nobre, a Secretár [...]

#CONCURSO Há 23 dia(s)

EDITAL DE POSSE Nº 008/2021

Tornamos público o seguinte edital logo abaixo:

#Administração Há 26 dia(s)

Nova frota veicular: Banabuiú adquire 11 novos veículos 0km destinados as secretarias municipais

São 10 automóveis e 01 ambulância 0km, garantidos com investimentos do próprio município, que vão assegurar uma maior mobilidade, assistência e segurança as secretarias municipais.

#Desenvolvimento Há 29 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú firma convênio com o Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica

O convênio possibilitará a todos aos servidores públicos condições especiais aos cursos de graduação e pós-graduação digitais da intituição

#Empreendedorismo Há 29 dia(s)

Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Banabuiú realiza a 2ª edição do MEI Informa

Com temática voltada ao marketing e novas tecnologias, o evento proporcionou aos presentes a oportunidade de estar concatenado com o que está de mais atual na era digital.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito