A adutora faz parte das ações estratégicas do Plano de Segurança Hídrica das regiões rurais do município.
O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), iniciou nesta quarta-feira (15) as obras de reativação da adutora de água na localidade de Jurema Velha, zona rural do município de Banabuiú. A obra que estava parada há mais de 7 anos e irá aumentar a capacidade hídrica do município e terá impacto direto em mais de 30 famílias da região, que somados atingem cerca de 200 moradores.
Atualmente esta é uma das maiores obras em andamento do SAAE de Banabuiú em todo o território municipal. "Estamos tornando o sonho de ter água na torneira destes banabuienses, real. A escassez de água naquela região é pertinente e nós (SAAE) em parceria com o Governo Municipal de Banabuiú não mediremos esforços para trabalhar em prol deste povo. Sem dúvidas, serão vidas e toda uma comunidade transformada, por agora não depender mais de carro pipa, convivendo diariamente com o medo da escassez de água. Sem dúvidas, nesse trabalho todos ganham, afinal é um direito básico conquistado que deve ser festejado e usado com responsabilidade ", comentou o Diretor do SAAE de Banabuiú Romário Lima.
A solenidade que marca o início das obras contou com a presença do prefeito Edinho Nobre. Durante fala o prefeito foi enfático em dizer "Levar o abastecimento de água para a zona rural não é uma tarefa simples e nem fácil. Por meio de ações como esta, é possível levar mais dignidade e possibilidades para essas regiões, contribuindo para que a população tenha acesso à água de boa qualidade, diminuindo as diferenças sociais. Como resultado, mais desenvolvimento pode ser alcançado, melhorando a qualidade de vida e transformando a vida de todas as pessoas que lá residem", destaca o gestor municipal.
Após a conclusão das obras de reativação da adutora, a comunidade de Jurema Velha passará a contar com esta alternativa de abastecimento, possibilitando a chegada de água encanada nos domicílios de todo o povoado, descartando a necessidade de abastecimento por meio de carros pipa, reservatórios de água ou cisternas de uso contínuo. Com obras iniciadas de imediato, a população daquela comunidade já pode presenciar a chegada das primeiras tubulações e equipamentos que serão utilizados para os trabalhos. A adutora faz parte das ações estratégicas do Plano de Segurança Hídrica das regiões rurais do município.
O vice-prefeito municipal, Dr. Arimatea, durante fala, destacou o comprometimento e empenho da gestão municipal para garantir mais este benefício aos moradores de Jurema Velha, "Garantir água de qualidade para quem precisa traz o sentimento de dever cumprido pois sabemos que a vida destes moradores sofrerá impactos relevantes, a partir do dia em que eles tiver em suas residências a tão sonhada água encanada. Aqui quero ressaltar todo o empenho do amigo Romário Lima, que vem fazendo um trabalho excepcional do SAAE de Banabuiú, como a todos os servidores envolvidos nessa conquista. Continuaremos trabalhando para levar essa conquista para outras comunidades. "
A previsão de término das obras da nova adutora é de dois meses. Em tempo, no dia 14 de julho, o prefeito Edinho Nobre, juntamente com o diretor do SAAE de Banabuiú, teve a alegria de presenciar a água do açude Banabuiú jorrando nas torneiras das residências da comunidade Tanquinhos, distante 14km da sede do município. A solenidade contou também com a presença dos técnicos do SAAE de Banabuiú, do secretário de Agricultura, Glauco Brito, da Secretária da Assistência Social, Cleide Nobre e dos vereadores Daniel Bandeira, Mazinha Silveira e Clériston Aurélio e dos moradores da comunidade.