NOTÍCIAS

05-NOV-2021

Governo de Banabuiú inaugura adutora na comunidade de Jurema Velha

#SegurançaHídrica POR WENDEL BRITO 05 DE NOVEMBRO DE 2021

O Governo Municipal de Banabuiú em parceria com o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), inauguraram nesta quinta-feira (04) a adutora de água na localidade de Jurema Velha, zona rural do município. A obra que estava parada há mais de 7 anos e irá aumentar a capacidade hídrica do município e terá impacto direto em mais de 30 famílias da região, que somados atingem cerca de 200 moradores.

Nos últimos anos, esta foi uma das maiores obras em andamento do SAAE de Banabuiú em todo o território municipal. " Há mais de 7 anos a comunidade de Jurema Velha sofria com a falta de água em suas torneiras e dependia unicamente de carros pipas para ter água em casa. Hoje, temos a honra de entregar a este povo um sistema reformulado e pronto para atender as necessidades dessas famílias que tão bem precisam deste recurso para sua sobrevivência e subsistência. Com a reativação do sistema da comunidade pudemos construir uma nova base para caixas d'água, religações, novas ligações, e, principalmente, ampliamos as áreas de atuação. Entrega a este povo, um equipamento desta magnitude é ter a certeza de que o sofrimento está sendo vencido, por ter água na torneira. Este mês de novembro é um mês difícil devido à estiagem e com a chegada da adutora, iremos suprir esta necessidade. ", comentou o Diretor do SAAE de Banabuiú Romário Lima.

A solenidade inauguração contou com a presença do prefeito Edinho Nobre. Durante fala o prefeito destacou "Levar água para o sertão, não é uma tarefa simples e nem fácil. O povo sertanejo sofre, neste momento, com a escassez hídrica e, como gestor público, tenho por obrigação de realizar ações como esta. Ter água encanada nas torneiras de casa é para muitos, algo simples, para estas famílias é a concretização de um sonho e a possibilidade de levar mais dignidade aos seus lares. A dona de casa comemora, o produtor também, isso porque a água proporciona a continuação da vida humana, animal e vegetal. Ter água é sinal de vida e de prosperidade. Quero aqui também agradecer os esforços empreendidos por toda equipe do SAAE de Banabuiú que com maestria conseguiram entregar um sistema arrojado e pronto para utilização. "

A moradora Maria de Jesus expressou toda a alegria de agora contar com água encanada em seu domicílio "Há 16 anos que vínhamos lutado por essa adutora, bastou o Edinho entrar que ele fez o que prometeu. Foi a coisa mais bem-feita que ele fez aqui pra gente. Eu agradeço muito por ele ter trago a água do Banabuiú aqui pra comunidade. "

Com a conclusão das obras de reativação da adutora, a comunidade de Jurema Velha passa a contar com esta alternativa de abastecimento, possibilitando a chegada de água encanada nos domicílios de todo o povoado, descartando a necessidade de abastecimento por meio de carros pipa, reservatórios de água ou cisternas de uso contínuo. A adutora faz parte das ações estratégicas do Plano de Segurança Hídrica das regiões rurais do município de Banabuiú.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Edinho Nobre; o Vice-prefeito, Dr. Arimatea; a Presidente da Associação da Jurema Velha, Sra. Alda; o Secretário de Planejamento e Gestão Pública, Marcílio Coelho; o Secretário de Agricultura, Glauco Brito; a Secretária da Assistência Social, Cleide Nobre; e os Vereadores Daniel Bandeira, Helton Rodrigues, Socorro Bastos, Mazinha Silveira e Romário Lima, que se encontra licenciado para dirigir o Sistema Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Banabuiú.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Emprego Há 2 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 2 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 9 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 15 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Obra Há 24 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

#AssistênciaSocial Há 29 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú cancela Processo Seletivo 001/2024 da Secretaria de Assistência Social

O cancelamento do processo seletivo, que visava a contratação temporária de excepcional interesse público, foi considerado necessário em resposta à recomendação ministerial.

#Educação Há 32 dia(s)

Seleção para Composição de Banco de Bolsistas Municipais no Âmbito do Programa PAIC Integral

Para obter mais informações sobre os requisitos de participação e o processo de seleção, consulte o edital completo disponível no final desta página.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito